Título: Ex-líder miliciano é surpresa eleitoral
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2005, Internacional, p. A11

O ex-chefe de milícia Michel Aun, líder cristão que regressou do exílio há apenas cinco semanas, obteve uma vitória muito superior à prevista na terceira etapa das eleições parlamentares do Líbano, no domingo. De acordo com o balanço divulgado ontem pelo ministro do Interior, Hassan al-Sabein, Aun e seus aliados conquistaram 21 das 58 cadeiras em disputa no domingo. Esse resultado dificultará a ação dos grupos da oposição à Síria de obterem maioria no Parlamento, composto de 128 cadeiras. Isso porque Aun, que lutou contra a Síria na Guerra Civil (1975-1990), está agora consolidando alianças no campo pró-sírio. Ontem ele visitou em Beirute vários dirigentes ligados a Damasco.

O bom desempenho de Aun tornou ainda mais confuso o panorama político libanês, marcado tradicionalmente por divisões entre cristãos, xiitas, sunitas e drusos, como também pela relação pró ou contra a Síria.

A lista liderada pelo grupo xiita Hezbollah (pró-Síria) ganhou domingo 10 cadeiras no Vale do Bekaa, no leste do país, totalizando agora 33, já que na etapa anterior da eleição o grupo venceu no sul do Líbano.

No campo da oposição à ingerência da Síria, o líder druso Walid Jumblatt venceu ontem na região central do Monte Líbano, onde fez 17 cadeiras. Jumblatt acusou Aun de ser "uma pequena ferramenta síria" e um extremista. "Sou um extremista na defesa do Líbano, na defesa da Justiça e dos direitos do povo", retrucou o general Aun.

A lista do sunita Saad Hariri, filho do ex- primeiro-ministro Rafic Hariri, assassinado em fevereiro, conseguiu 19 cadeiras em Beirute na primeira etapa. A oposição tem ainda chance de obter a maioria na fase final das eleições, no próximo domingo, quando estarão em jogo 28 cadeiras.