Título: Comissão de sindicÂncia ouve Henry e Janete
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2005, Nacional, p. A5

O líder do PP, deputado José Janene (PR), e o deputado Pedro Henry (MS), acusados de participar do esquema do mensalão, foram os primeiros parlamentares ouvidos ontem, em reunião secreta, pela Comissão de Sindicância da Corregedoria da Câmara. Janene disse que, espontaneamente, autorizou a comissão a quebrar seu sigilo bancário, fiscal e telefônico, incluindo também seus familiares. Como o depoimento é feito reservadamente, Janene, que ficou 50 minutos respondendo a perguntas dos integrantes da Comissão de Sindicância, não quis dar detalhes sobre o interrogatório. "O depoimento é feito sob sigilo", afirmou.

Depois do líder do PP, a Comissão ouviu também o ex-líder do partido Pedro Henry. Os dois deputados foram citados por Roberto Jefferson durante seu depoimento ao Conselho de Ética da Câmara. Além da denúncia do presidente do PTB, Janene foi acusado também pelo secretário geral do PP, Benedito Domingos, que o responsabilizou pela distribuição de recursos a deputados, usando, inclusive, o apartamento funcional onde mora para receber os colegas.

Benedito revelou também que há dois meses fora procurado por Pedro Henry, que levou a proposta de apoio financeiro. A Comissão de Sindicância continua hoje as reuniões para ouvir as outras pessoas envolvidas em denúncias de corrupção nos Correios e parlamentares citados como participantes do esquema de pagamento de mensalão.

Os encontros serão cercados de sigilo e até os integrantes da Comissão estão desautorizados a informar sobre o local e a hora dos depoimentos. Paralelamente, o governo, que se comportou de forma desarticulada no depoimento de Roberto Jefferson, promete retomar as rédeas do processo e montar uma estratégia para acompanhar os trabalhos nas três frentes de investigação: CPI dos Correios, Conselho de Ética e Comissão de Sindicância.