Título: Molina depõe e acusa Jefferson de corrupto
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2005, Nacional, p. A8

BRASÍLIA - A Polícia Federal não está convencida se o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) é vítima de tentativa de extorsão, ou vilão de um esquema montado nos Correios para arrecadar dinheiro de empresários. Em seu depoimento, ontem, o oficial da reserva da Marinha Arlindo Molina, um dos personagens centrais do escândalo dos Correios, acusou Jefferson de ser corrupto e prometeu contar todos os detalhes de tudo que sabe em troca do benefício da delação premiada. "Ele (Molina) conhece o deputado há muitos anos e vai detonar todo o esquema", disse o advogado de Molina, Osmar Ferreira de Paiva, que acompanhou o depoimento. Para tirar as dúvidas, a PF decidiu convidar Jefferson a depor ainda esta semana, segundo informou o delegado Luiz Flávio Zampronha, encarregado do inquérito. Por ter direito a foro privilegiado, Jefferson escolherá data e local onde deseja ser ouvido. A PF levantou indícios de que o parlamentar e o militar têm relações antigas e que Molina esteve no gabinete de Jefferson em 3 de maio, 11 dias antes da divulgação da fita de vídeo em que o Departamento de Departamento de Contratação e Administração de Material da estatal, Maurício Marinho, aparece embolsando propina de empresários.

MALETA

O empresário Arthur Waschek, dono da empresa Coman Comercial e Manufaturados, de Brasília, compareceu à PF ontem para confirmar que foi ele que contratou a gravação do vídeo. A PF mostrou ontem a maleta, com a câmera embutida, com a qual foi filmada a cena de corrupção explícita protagonizada por Marinho. Waschek confirmou também ter contratado o advogado Joel Santos para realizar o serviço.

A maleta, conforme a PF, foi preparada pelo araponga Jairo Martins, com equipamento comprado na feira de importados de Brasília, conhecida como feira do Paraguai por vender produtos de legalidade duvidosa. Pelo serviço, Joel recebeu R$ 5 mil e Jairo receberia de presente a maleta, avalia em R$ 8 mil.