Título: Indicação do PTB para Furnas estava confirmada
Autor: Alaor Barbosa, Colaborou: James Allen
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2005, NAcional, p. A11

O processo de nomeação do técnico Francisco Pirandel para a diretoria de Engenharia de Furnas Centrais Elétricas, em substituição ao atual diretor Dimas Toledo, estava "pronto" e havia até orientação para a divulgação do fato através da Assessoria de Imprensa da estatal. A informação foi confirmada pelo Estado por fontes da empresa. A substituição deveria ocorrer no dia 16 de maio, em reunião do Conselho de Administração de Furnas, mas foi suspensa na última hora devido à orientação da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Segundo afirmações de Roberto Jefferson ao Conselho de Ética, na terça-feira, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele faria a indicação para o cargo. A ministra teria suspendido a indicação, ainda segundo Jefferson, por pressão do líder do PP, deputado José Janene (PR), e do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), que teriam "se acertado com Toledo".

Toledo teria sido "queimado" junto ao presidente Lula devido à implantação de um programa setorial em Minas. Consultada pelo Estado, Furnas não quis se manifestar.

O programa foi implantado em conjunto com o governo mineiro, com recursos supridos pela estatal, mas nas placas comemorativas haveria mais espaço para o governo mineiro do que para o governo federal. As diretorias de Engenharia das estatais federais do setor elétrico são responsáveis pela contratação de obras e implantação dos planos de investimentos. No governo Lula, as estatais do setor elétrico recuperaram prestígio perdido no governo de Fernando Henrique Cardoso e voltaram a investir pesado. Furnas, isoladamente, tem investido mais de R$ 1 bilhão por ano. O sistema Eletrobrás, como um todo, investe mais de R$ 4 bilhões a cada ano na construção de hidrelétricas, linhas de transmissão e outras atividades ligadas ao setor.

Praticamente toda a diretoria de Furnas tem um padrinho político, com representantes do PT, PSDB, PTB e do PMDB. O presidente José Pedro Rodrigues de Oliveira foi chefe de gabinete de Itamar Franco no governo mineiro e é ligado ao ex-presidente. O diretor de Engenharia, Dimas Toledo, é funcionário de carreira da estatal há 35 anos, mas seria apadrinhado do governador mineiro, Aécio Neves (PSDB). Toledo tem um filho deputado estadual pelo PP mineiro. No governo passado, Toledo exerceu interinamente a presidência da companhia.

O diretor de Relações Institucionais, Marcos Guimarães de Cerqueira Lima, foi indicado pelo PMDB. Ele foi candidato a deputado federal em Minas Gerais, sem conseguir se eleger.

NEGATIVA

Severino rechaçou ontem a acusação de que teria pressionado pela manutenção de Toledo na diretoria de Engenharia de Furnas. O presidente da Câmara reafirmou que as únicas indicações que fez foram as do deputado Ciro Nogueira (PP-PI) para o Ministério das Comunicações e de Djalma Rodrigues para uma diretoria da Petrobrás. "E nenhuma foi aceita", salientou Severino.