Título: Desembolsos do BNDES em ritmo de conta-gotas
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2005, Economia, p. B4

RIO - Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somaram R$ 15,1 bilhões até maio, 7% acima de igual período em 2004. O banco reconhece que a performance está aquém do desejado, pois o valor representa 24,8% da meta de R$ 60,8 bilhões do ano. Seria preciso liberar R$ 6,5 bilhões/mês até dezembro para alcançá-la. Em maio, foram desembolsados R$ 3,060 bilhões, o que representou crescimento de 40% ante maio de 2004. Este avanço ajudou a reverter a queda de 2% nos desembolsos acumulados até abril. De janeiro a maio, os enquadramentos (etapa anterior à análise do financiamento) cresceram 40% ante 2004.

O presidente do BNDES, Guido Mantega, acredita que haverá liberação mais forte de recursos no 2.º semestre. "O desembolso do ponto de vista global foi maior que em 2004, mas ficou abaixo do que gostaríamos. Não é um mau desempenho. Ficou aquém de nossas ambições."

Segundo ele, a demanda do setor agropecuário, que enfrenta crise, encolheu 30% ante 2004. Na agroindústria, a queda foi de 33%. Há ainda o efeito de saturação nos financiamentos do Moderfrota, linha do banco voltada para máquinas e implementos agrícolas. No setor de infra-estrutura, os financiamentos para energia elétrica encolheram 40%. O banco explica que, em 2004, a base de comparação foi alta devido a liberações para a Cesp até maio.

O único setor que teve crescimento foi o industrial. As liberações para projetos de indústrias avançaram 23%, com destaque para metalurgia (71%), mecânica (70%), material de transporte (29%), papel e celulose (46%). "A indústria é um indicador importante do nível de crescimento, talvez o melhor".

O banco acumula, ainda, resultado modesto na apresentação das cartas-consulta, etapa inicial de apresentação dos projetos ao banco pelas empresas interessadas. O crescimento é de 2% ante os cinco primeiros meses de 2004. Desde março, contudo, a trajetória é de crescimento. No segundo trimestre, as cartas aumentaram 35% ante igual período de 2004.

CAMPANHA

Neste mês, entra em funcionamento a conta de crédito rápido, para empresas com as quais o banco trabalha. No fim de semana, o banco iniciou campanha publicitária para divulgar sua atuação e produtos, principalmente para micro, pequenas e médias empresas, no valor de R$ 10 milhões. É a maior campanha institucional do banco. R$ 5 milhões serão usados para divulgar o cartão BNDES.

Mantega indicou que o orçamento pode não ser cumprido. "Não sei se chegará a R$ 60 bilhões. O objetivo é não permitir que haja lacunas de financiamento. Essa é nossa missão."