Título: Saúde pode levar a intervenção em cidades
Autor: Chico Siqueira, Colaborou: Claudia Ferraz
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2005, Vida&, p. A20

Há um mês faltam em vários pontos do País kits para exames que avaliam a resistência da saúde de soropositivos e doentes de aids. O desabastecimento atinge principalmente os Estados de São Paulo, Rio, Minas, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, onde vivem 158 mil pessoas que precisam fazer o exame a cada três meses. O exame CD4/CD8 serve para avaliar as condições imunológicas e o tratamento. Sem ele, portadores do HIV e doentes de aids correm o risco de que a doença se agrave e de descobrir, tarde demais, que precisariam mudar de remédio ou reforçar as doses.

"Essa situação é uma vergonha. Ela faz que um doente de aids passe por mais um constrangimento e corra um risco desnecessário", diz Júlio Caetano, presidente do Grupo de Apoio ao Doente de Aids (Gada) e do Conselho Municipal de Saúde de São José do Rio Preto (SP), onde cerca de 2 mil pessoas estão sem realizar os exames há mais de um mês. Segundo ele, há 20 dias a Direção Regional de Saúde conseguiu fornecer os kits, mas a quantidade deu só para dez dias. "Eles foram emprestados por outros locais, mas insuficientes para atender os que precisavam."

Esse remanejamento também foi a solução achada pelo Ministério da Saúde para tentar amenizar o problema de desabastecimento. De acordo com o ministério, os laboratórios responsáveis pela realização dos exames foram orientados a "pegar emprestados" kits de outros laboratórios e a remarcar a coleta de sangue dos pacientes, uma vez que amostras para esse tipo de exame não podem ser armazenadas.

Além do CD4/CD8, faltam também os exames de carga viral, que devem ser feitos a cada três meses. Segundo o ministério, a coleta de sangue para esses exames não foi interrompida, pois este pode ser armazenado.

Há dez dias, o Posto de Saúde de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, recebeu uma circular da Secretaria Municipal de Saúde que informava sobre problemas na aquisição dos kits de CD4.

O Programa Nacional de DST/Aids do ministério informou ontem, em nota oficial, que a entrega dos kits laboratoriais CD4/ CD8 os kits para exames de carga viral será regularizada ainda nesta semana. Não explicou, porém, os motivos que levaram ao problema na rede.

Segundo a nota, o ministério comprou, no dia 3, 12.029 kits CD4/CD8, quantidade suficiente para abastecer a rede de todo o País por um ano, e 2.067 kits para exames de carga viral, o suficiente para suprir as necessidades dos Estados até setembro.