Título: Brasil precisava de boas notícias, lamentam líderes sindicais
Autor: Para Skaf, 'é preciso salvar o ano'
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2005, Economia, p. B4

Centrais sindicais repetiram o discurso de que o juro básico continua elevado e deve afetar o desempenho da economia no segundo semestre. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, disse que a decisão só não foi pior que a elevação dos juros. A opção de manter as taxas, acrescenta Marinho, tem um agravante porque se dá em cenário político conturbado. Em sua opinião, "o Brasil precisa de uma agenda positiva e a queda da taxa de juros seria uma boa notícia nessa direção". Segundo ele, só a queda consistente dos juros seria passo fundamental para garantir um ciclo de crescimento econômico sustentável, que gere empregos e renda.

A Força Sindical diz que as taxas continuam em "patamares estratosféricos", o que comprometerá a atividade econômica do segundo semestre.

"O governo precisa reduzir urgentemente a dívida pública e a carga tributária para voltarmos a ter um crescimento sustentável", informa a central, acrescentando que essa política resultará na redução de consumo e no fechamento de postos de trabalho.