Título: Allgeier vai liderar americanos na OMC
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2005, Economia, p. B12

Peter Allgeier, o veterano negociador de política de comércio exterior dos Estados Unidos que co-presidiu a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) nos últimos anos assumirá em breve o comando da delegação com Estados Unidos junto à Organização Mundial de Comércio. A nomeação de Allgeier, anunciada ontem pelo novo ministro de comércio exterior americano (USTR), Rob Portman, foi recebida com satisfação em Genebra, onde o alto funcionário americano angariou uma sólida reputação de competência seja nas várias negociações de que participou, seja supervisionando o trablaho de sua antecesssora, Linnet Deilly.

No início do ano, Allgeier ocupou interinamente o comando do USTR entre a partida de Robert Zoellick, que aceitou ser o número dois de Condoleezza Rice, no Departamento de Estado, e a posse de Portman, no início de maio. Em sua nova posição , Allgeier representará os EUA nas complexas negociações da Rodada de Doha, que foram retomadas após a eleição do francês Pascal Lammy para dirigir a OMC, e terão que avançar ao longo do ano para garantir o êxito de uma crucial reunião ministerial marcada para o fim do ano, em Hong Kong.

O USTR não anunciou o sucessor de Allgeier na co-presidência americana na ALCA, cujas negociações continuam sem data para serem retomadas.

A questão dos subsídios agrícolas, que é central tanto na Rodada de Doha como na ALCA, será tema de uma importante reunião hoje, em Washington entre altos funcionários do Brasil e dos Estados Unidos e representantes do setor privado dos dois países. O encontro, que está programado para a sede do USTR, será precedido por uma reunião de coordenação dos brasileiros envolvidos hoje cedo, na representação do País em Washington. O embaixador Clodoaldo Hugueney, já designado para chefiar a missão do Brasil na OMC, lidera a delegação brasileira às consultas sobre agricultura em Washington.