Título: Ministro e presidente trocam cartas com elogios
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2005, Nacional, p. A4

As íntegras das cartas de José Dirceu e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Brasília, 16 de junho de 2005.

Excelentíssimo Senhor Presidente da República

Luiz Inácio Lula da Silva

"Querido companheiro e amigo,

Diante dos graves ataques desferidos nos últimos dias ao nosso governo, ao nosso partido e a mim mesmo, decidi pedir-lhe meu afastamento das funções de ministro de Estado Chefe da Casa Civil, para reassumir meu mandato na Câmara dos Deputados.

Como parlamentar, junto a meus companheiros, estou seguro de que poderei esclarecer todos os temas que ora ocupam a atenção da opinião pública de meu país, rebatendo ponto por ponto aqueles que tentam agredir o Executivo, o Partido dos Trabalhadores e minha pessoa.

Servi o governo durante estes trinta meses com lealdade e dedicação. Foi um privilégio reservado a poucos. Por essa razão, sou-lhe eternamente grato.

Em minhas novas funções, contribuirei para a continuidade e o aprofundamento do grande projeto de mudança social que nosso governo está empreendendo sob sua liderança.

Agradeço seu apoio, assim como o de todos meus colaboradores, companheiros e amigos.

A luta continua.

Receba, querido presidente, meu reconhecimento e amizade.

José Dirceu de Oliveira e Silva"

Brasília, 16 de junho de 2005

José Dirceu de Oliveira e Silva

Ministro de Estado Chefe da Casa Civil

"Querido Zé,

Recebi seu pedido de afastamento das funções de chefe da Casa Civil. Decidi aceitá-lo, louvando seu desprendimento pessoal. Só pessoas de sua grandeza são capazes desses gestos. Compartilho seu sentimento de que esta decisão permitirá a você melhor defender nosso governo, nosso partido e sua própria pessoa. Como parlamentar brilhante que é - um dos líderes políticos mais importantes e respeitados da República - você poderá, na casa do povo brasileiro, desfazer as infundadas acusações lançadas por aqueles que querem desconstruir nossa história e nosso projeto de mudança social.

Esta é a ocasião para expressar meu apreço por sua lealdade, dedicação, competência e honestidade no trato da coisa pública, como ministro-chefe da Casa Civil.

É também a ocasião para reiterar minha amizade e gratidão por tudo o que fez pelo povo brasileiro em nosso governo.

Como você mesmo diz em sua carta, a luta continua.

Luiz Inácio Lula da Silva"