Título: Antes, um abraço forte do presidente
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2005, Nacional, p. A6

Antes de entrar no Salão Leste do Palácio do Planalto para anunciar que deixaria o governo, no início da noite de ontem, o ainda ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, recebeu um acalorado abraço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Zé, se dependesse do presidente da República você continuaria na Casa Civil", afirmou Lula, emocionado, segundo ministros que viram o encontro. Os funcionários da Casa Civil foram convocados às pressas pelo secretário-executivo Swedenberger Barbosa para comparecer ao Salão Leste. As lâmpadas ainda estavam apagadas. Dirceu entrou ao lado da mulher, Maria Rita, e de um batalhão de ministros. Barbosa assumirá, na próxima semana, interinamente a Casa Civil até que Lula defina o sucessor.

Enquanto Dirceu fazia seu último discurso no cargo, alguns ministros soluçavam ou até choravam - como Jaques Wagner (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social). Também se emocionaram Aldo Rebelo (Coordenação Política) e Paulo Bernardo (Planejamento) e o chefe de Gabinete Pessoal da Presidência, Gilberto Carvalho. Antonio Palocci mexeu nos óculos duas vezes.

A única aparição de Dirceu ao lado de Lula, ontem, foi numa solenidade no Salão Oeste, no evento em que o presidente sancionou a lei do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social. Dirceu ficou sempre ao lado de Lula, tentando demonstrar tranqüilidade.

Pela manhã, Dirceu admitiu a parlamentares que estaria voltando mesmo à Câmara. "Tô pronto para ir para lá", teria dito. No discurso, Lula citou duas vezes o ministro da Casa Civil.