Título: Para PFL, demissão de Dirceu demorou demais
Autor: Cida Fontes, Guilherme Evelin, Fabíola Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2005, Nacional, p. A10

O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), divulgou ontem à noite nota oficial afirmando que o ministro José Dirceu deveria ter saído do governo "por ocasião do escândalo envolvendo Waldomiro Diniz". Por ter mantido Dirceu na Casa Civil até ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é qualificado, na nota, de "presidente da República sem autoridade e subjugado aos interesses menores do seu partido". Bornhausen afirma que Lula, "se quiser tentar merecer novamente o respeito da sociedade, tem de buscar, para compor seu governo, as figuras mais ilustres do País, sem vinculação partidária" e "extinguir os 15 ministérios que criou".

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, do PMDB, disse ontem que o governo será prejudicado com a saída de Dirceu. "Em termos administrativos, ele era o quadro que tinha a visão mais global do governo, dos seus projetos e ações.", afirmou. "O que vai acontecer com o governo vai depender de como o presidente Lula vai se conduzir. Até aqui, ele se conduziu mal na crise."

As lideranças parlamentares se dividiram. O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), definiu a volta de Dirceu para a Câmara como "ato de humildade e grandeza política". Disse que o ministro irá defender "a sua honra, a honra do PT e o governo Lula".

Para o líder do PFL, senador José Agripino (RN), a saída do ministro está ligada às acusações feitas contra ele no Conselho de Ética. "Jefferson demitiu o primeiro-ministro." Na Câmara, o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a volta de Dirceu organizará a base aliada e vai melhorar a relação entre os partidos.

O presidente da CUT, Luiz Marinho, divulgou uma nota na qual lembrou o passado de lutas do ministro e manifestou a certeza de que no Congresso ele ajudará a conter a "tentativa de golpe que está sendo armada por setores conservadores, saudosos do passado".