Título: Em Mogi, preocupação é com Costa Neto, o 'Boy'
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2005, Nacional, p. A15

Aliados ou adversários, os conterrâneos de Mogi das Cruzes (SP) - 362 mil habitantes, 232 mil eleitores - estão de olho em Brasília, esperando o destino do deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy, presidente nacional do PL. Envolvido nas denúncias do deputado Roberto Jefferson, que o incluiu entre os supostos beneficiários do mensalão, o político foi a manchete de ontem nos dois jornais da cidade. "Estou preocupado com as conseqüências do escândalo", disse o prefeito Junji Abe (PSDB), o candidato à reeleição que derrotou, no ano passado, a coligação PL-PT, na qual Costa Neto jogou todo o seu prestígio. Atacado por Boy na campanha, ele promete esquecer as diferenças em nome de Mogi das Cruzes.

Os aliados apostam na inocência de Costa Neto. "Fui pego de surpresa, pois não acredito que ele esteja envolvido", disse o amigo e advogado Marcos Damásio, um dos quatro vereadores do partido de Costa Neto na Câmara Municipal. O presidente da casa, Rubens Benedito Fernandes (PP), e o vereador Taubaté Guimarães (PMDB) lhe fazem coro, lembrando o passado político "escorreito" do parlamentar.

Mesmo a professora Inês Paz, a única representante do PT entre os 16 vereadores da cidade, fala do adversário político com cautela. "Tenho dúvidas, mas acho que a CPI deve apurar tudo e punir os culpados", disse ela, após afirmar que tinha divergências já com o pai do deputado - o ex-prefeito Waldemar (com W) Costa Filho, que administrou Mogi em quatro mandatos.

Costa Neto, 55 anos, que começou a ser chamado de Boy ainda menino, herdou o prestígio político do pai, falecido em 2000. A família sempre teve dinheiro, ao menos desde a década de 40, quando Waldemar criou a siderúrgica Mineração Geral do Brasil. Boy mora com a mãe, Leila Caran Costa, no Edifício Portinari, mais conhecido como Gaiola de Ouro, na Praça Francisca de C. Melo Freire, a "praça dos enfartados", porque ali fazem cooper os idosos e cardíacos de Vila Oliveira, bairro de endinheirados. Separado e pai de três filhos, ele deixou para a ex-mulher, Nara Pinto Costa, uma mansão.

Após a separação, Boy teve namoradas famosas, como a colunista social Consuelo Badra e a socialite Alicinha Cavalcanti. Em dezembro de 2003, casou-se em Las Vegas com Maria Cristina Mendes Caldeira, de quem se separou alguns meses depois. O deputado nunca disfarçou seus amores. Se estava acompanhado, levava as novas namoradas a Mogi e as apresentava aos amigos. Formado em administração, Costa Neto costuma voltar a Mogi pelo menos a cada 15 dias.