Título: Garreta e Rui Falcão, os homens-chave da ex-prefeita
Autor: Expedito Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2005, Nacional, p. A16

Segundo homem na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), Valdemir Garreta formou com o ex-secretário de Governo Rui Falcão o núcleo duro da administração petista em São Paulo. Juntos, eram responsáveis pela coordenação do trabalho dos 19 secretários da Prefeitura. Especialista em marketing, ex-secretário-geral do partido em São Paulo, Garreta é um político discreto, que atua nos bastidores e ganhou plena confiança da ex-prefeita ao coordenar a comunicação da campanha vitoriosa de 2000. No governo, assumiu a Secretaria de Comunicação e Informação Social, estratégica para os planos petistas em São Paulo.

No começo da gestão, coube ao secretário ser o porta-voz no primeiro escândalo da administração, referente à contratação da empreiteira Global Serge para coleta de lixo e varrição, em caráter de emergência. O endereço da empreiteira era o mesmo da Vídeo Brasil Central (VBC), agência publicitária responsável pela campanha de Marta. O escândalo levou à queda do diretor do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), Alfredo Luis Buzo.

Em maio de 2002, Garreta deixou a Comunicação para assumir a Secretaria de Abastecimento e Projetos Especiais. Continuou dividindo a articulação política com Falcão e ganhou a tarefa de tocar um dos projetos mais polêmicos da gestão: os Túneis Fernando Vieira de Mello, na Avenida Rebouças, e Max Feffer, na Cidade Jardim, sob a Avenida Faria Lima.

As obras começaram em janeiro de 2004. O primeiro foi feito pela empreiteira Queiroz Galvão e o segundo pela CBPO. As obras estavam previstas para levar 15 meses, mas foram entregues em 9 - a 30 dias do primeiro turno da eleição municipal.

O projeto do túnel da Rebouças não previa a existência de cabos e fios subterrâneos no trajeto da obra. Para que pudesse acabar a tempo, foi preciso mudar o traçado original do túnel, aumentando o valor licitado em mais de duas vezes. Previstos inicialmente para custar RS 147 milhões, os túneis e as obras do entorno saíram por R$ 385 milhões. Do total, R$ 170 milhões foram deixados para ser pagos na gestão seguinte.

A polêmica foi ainda maior porque o túnel da Rebouças virou uma piscina após forte chuva no fim de 2004. As partes que deram problema - as galerias subterrâneas e as rampas de entrada e saída - foram feitas por uma terceira empreiteira, a Construcap, subcontratada pelas vencedoras para tocar parte do projeto.

Garreta e o marido da ex-prefeita, Luis Favre, e Rui Falcão, atualmente trabalhando no Instituto São Paulo, são os principais articuladores da candidatura de Marta ao governo do Estado.