Título: UE amplia 'tempo de reflexão'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2005, Internacional, p. A22

Os líderes dos 25 países membros da União Européia chegaram ontem a um acordo para contornar a crise política provocada pela rejeição da Constituição européia por franceses e holandeses: ampliaram o prazo de ratificação da Carta que expiraria em novembro de 2006, mantiveram o processo de ratificação e reafirmaram a impossibilidade de reforma do texto. "Precisamos de um tempo para reflexão", disse o chanceler irlandês, Dermot Ahern, ao fim da primeira fase da cúpula, que termina hoje. Ele acrescentou que essa pausa será usada para ampla campanha de esclarecimento da opinião pública.

A proposta teve apoio do primeiro-ministro luxemburguês e presidente em exercício da UE, Jean-Claude Juncker, do presidente francês, Jacques Chirac, e do primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Segundo Blair, a Carta foi rejeitada por franceses e holandeses pela falta de propostas claras sobre seu dia-a-dia. "Os cidadãos esperam uma atitude decisiva sobre política econômica e social", afirmou. Ontem mesmo, Dinamarca, Irlanda e Portugal adiaram os referendos que fariam no fim do ano sobre a Carta.

Com relação a outro tema espinhoso, o orçamento da UE para o período 2007-2013, um acordo parece remoto. França e Grã-Bretanha não abrem mão dos incentivos orçamentários que recebem. Londres se nega a reduzir um reembolso que obtém sobre sua contribuição financeira para a UE. a França rechaça uma reforma da Política Agrícola Comum, da qual é a maior beneficiária de toda a comunidade.