Título: Lula cancela vôo e evita protestos
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2005, Nacional, p. A10

Com a justificativa de mau tempo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a visita que faria ao Rio Grande Sul na manhã de ontem, quando anunciaria para agricultores o Plano Safra da Agricultura Familiar 2005-2006. A mudança de plano livrou Lula de enfrentar dois protestos. Uma manifestação foi organizada pelo Sindicato da Saúde e Previdência do Estado (Sindiprevi), cujos trabalhadores estão em greve há 16 dias. Outra pelos produtores rurais de quatro municípios gaúchos, que juntaram tratores para esperar a comitiva do presidente em Santa Rosa. O diretor do Sindiprevi, Joel Soares, estava indignado com a dificuldade de entrar no Parque de Exposições com as faixas de protesto, uma vez que cartazes de apoio ao governo ou apenas com as iniciais do PT ou da CUT não eram retidos pelos seguranças. "Pelo visto, não há mais direito de liberdade de expressão", reclamava Joel. "Falam tanto de democracia, mas o que existe, na verdade, é ditadura velada." Em uma das faixas que ele teve de deixar de fora do local da cerimônia, estava escrito: "Não ao mensalão, queremos reposição".

Cerca de 50 manifestantes, no entanto, conseguiram chegar ao local onde seria realizada a solenidade e fizeram muita gritaria e apitaço quando os organizadores da festa avisaram que Lula havia cancelado a viagem.

O plano de vôo do presidente previa que ele saísse de Brasília no Airbus presidencial, em direção a Chapecó, em Santa Catarina, e, de lá, pegaria um avião menor, Bandeirante, em direção ao aeroporto municipal de Santa Rosa, que só recebe aeronaves pequenas. Só que a forte chuva impediu que o Airbus pousasse em Chapecó. O presidente acabou seguindo com sua comitiva para Curitiba, onde pousou e ia esperar a melhora do tempo. Lula, porém, acabou retornando diretamente para Brasília.

Enquanto isso, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, saía de Porto Alegre, a bordo de um bimotor em direção a Santa Rosa, onde ficou aguardando o presidente. Com o cancelamento da visita, coube a ele e ao prefeito da cidade anunciarem o problema enfrentado por Lula, para decepção dos presentes.