Título: Denúncias de corrupção derrubam aprovação de Lula e do governo
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2005, Nacional, p. A10

A maioria da população brasileira (58%) conhece as denúncias de corrupção contra o governo; destes, 46% acham que elas são totalmente verdadeiras e 30% pensam que elas contêm mais verdades que mentiras. Esse posicionamento crítico determinou uma nova queda nas avaliações do governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo apurou a 10.ª rodada da pesquisa CNI/Ibope, cujos resultados foram divulgados ontem. A pesquisa foi aplicada antes do depoimento do deputado Roberto Jefferson no Conselho de Ética e da instalação da CPI dos Correios. A avaliação positiva do governo caiu 4 pontos porcentuais (39% de "ótimo/bom" em março, 35% agora) e a negativa subiu 5 (17% de "ruim/péssimo" em março, 22% agora). Um bastião de Lula - o seu carisma, que tem mantido sua avaliação pessoal bem acima da do governo - começa a dar mostras de degelo: a confiança no presidente caiu 4 pontos porcentuais ("confiam" 60% em março, 56% agora) e a desconfiança subiu outros 4 ("não confiam" 34% em março, 38% agora). A aprovação do governo (58% em março) desceu (para 55%); e a desaprovação (33% em março) deu um salto significativo (38% agora).

QUEDA LIVRE

Com a nova queda, os números da avaliação do governo e do presidente se aproximam dos números de junho de 2004, quando Lula e seu governo experimentaram seus mais baixos indicadores, depois de consolidado o impacto do episódio Waldomiro Diniz (em fevereiro de 2004). Depois de enfrentar seu fundo do poço, Lula e o governo ensaiaram uma reversão até o fim do ano; em março a tendência de queda foi retomada.

Os principais fatores que determinaram a queda foram as denúncias de corrupção envolvendo órgãos e integrantes do governo, mas a pesquisa também registrou uma crescente decepção com a condução das políticas públicas, principalmente com a constante elevação das taxas de juros. A pesquisa foi a campo entre os dias 9 e 13 de junho e entrevistou 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 143 municípios, com margem de erro de 2,2 pontos.

Três aspectos revelados pela pesquisa são preocupantes para o governo. O primeiro a clara percepção da população sobre o aumento do noticiário negativo sobre o governo Lula, com destaque avassalador para as denúncias de corrupção: 58% dizem conhecê-las e a grande maioria acredita nelas. O segundo é que o governo só melhorou (um pouco) a sua avaliação na região Nordeste e entre os que ganham até um salário mínimo por mês - dois segmentos desprovidos de influência na formação de opinião.

Em todas as outras áreas geográficas e faixas de renda a pesquisa indicou queda na avaliação. As pioras mais acentuadas aconteceram nas capitais, entre os eleitores com nível superior, entre os que ganham mais de 10 salários mínimos por mês - todos, segmentos que formam opinião das outras faixas - e na região Norte/Centro-Oeste. O terceiro é que a pesquisa detectou crescimento da preocupação com a queda na renda das pessoas, fator que, disseminado, costuma assustar segmentos ponderáveis da sociedade.