Título: Valério atuou na campanha municipal do PT
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2005, Nacional, p. A11

BELO HORIZONTE - Apontado como o responsável pela entrega do dinheiro do mensalão em nome do tesoureiro petista Delúbio Soares, o mineiro Marcos Valério Fernandes Souza, sócio de duas das maiores agências de publicidade de Minas, a SMPB Comunicação e a DNA Publicidade, manteve relações de negócio com o PT durante a campanha municipal do ano passado. Em 2 de fevereiro de 2004, Marcos Valério e o ex-responsável pelas contas da DNA em Brasília, Marcio Hiram Guimarães Novaes, montaram uma nova agência de publicidade: a Estratégica Marketing e Promoção.

O objetivo da empresa, segundo um interlocutor direto dos sócios da DNA, era fazer campanhas eleitorais do PT em todo o Brasil.

Com menos de um ano de funcionamento, a Estratégica foi contratada para fazer as campanhas dos candidatos a prefeito Emídio de Souza, em Osasco, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, em São Bernardo do Campo (SP), e Paulo Mustrangi, em Petrópolis (RJ). As duas primeiras campanhas eram consideradas, pelo partido, estratégicas nas eleições. Dos três, apenas Emídio foi eleito.

Em Osasco, a empresa recebeu R$ 140 mil pelo trabalho de dois funcionários. O secretário de Governo e Comunicação de Osasco, Gelson Aparecido, afirma que o trabalho da Estratégica foi peça-chave na campanha de Emídio, que gastou R$ 2,2 milhões em propaganda. Anteontem, a Prefeitura informou que a SMPB também é uma das cinco empresas qualificadas na licitação dos serviços de publicidade oficial.

Nos registros da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), constam que a Estratégica foi montada com capital social de R$ 20 mil e tem sede na cidade de Rio Acima (MG), a mais de 100 quilômetros da capital.

Na Associação Mineira de Propaganda (AMP), não há dados sobre a agência. Márcio Hiram foi procurado, mas não foi encontrado. A assessoria de Marcos Valério diz não ter informações detalhadas sobre a empresa.

Além da Estratégica, outra empresa de Marcos Valério esteve envolvida em negócios com o PT. Em julho do ano passado, a DNA foi a agência responsável pela compra de 70 mesas, no valor de R$ 70 mil, em nome do Banco do Brasil, para um show organizado por Delúbio para arrecadar fundos para o partido.