Título: Dilma é cotada para a Casa Civil, mas parte do PT resiste
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2005, Nacional, p. A7

Dilma Rousseff, ministra das Minas e Energia, é, até agora, o nome mais cotado para substituir José Dirceu na Casa Civil. Apesar das evidências de que Dilma será a sucessora de Dirceu, setores do PT ainda tentavam ontem pressionar o presidente - que estava em São Bernardo do Campo -, defendendo a nomeação de Jaques Wagner, chefe do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Dilma tem desafetos no PMDB e é considerada até mesmo pelos petistas com pouco jogo de cintura política. Lula, no entanto, quer perfil mais gerencial para o ministério, alguém com capacidade de coordenação de projetos. O presidente gosta muito de Dilma, uma petista gaúcha considerada durona. Para Lula, ela é perfeita para ser a "gerentona" do governo.

RESISTÊNCIA

"O que o PT não está entendendo é que o presidente quer um perfil mais técnico. Procuramos um ministro com o dom da coordenação, e não apenas com capacidade política", disse ao Estado um dos principais colaboradores de Lula.

Na primeira sondagem feita a Dilma, a ministra teve uma reação negativa. "Deus me livre", disse. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, defendia reservadamente a nomeação do governador do Acre, Jorge Viana. Dirceu confidenciou a amigos que gostaria de ver no seu lugar o titular da Educação, Tarso Genro.