Título: Os avanços dos oito anos de Khatami no governo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2005, Internacinal, p. A21

Enquanto o presidente Mohammed Khatami, do Irã, prepara-se para deixar o cargo, seu mandato está sendo descrito como um fracasso. Aparentemente, Khatami não conseguiu realizar seus objetivos. Não concretizou uma democracia islâmica, nem conseguiu normalizar as relações com os EUA. Como acontece com a maior parte das coisas no Irã, no entanto, a realidade é muito mais complexa do que aparenta. Khatami merece crédito por algumas grandes realizações. Apesar do poder dos religiosos linha-dura e da política de facções do Irã, Khatami conseguiu engendrar uma transformação que nenhum político ou movimento anterior realizou.

Os triunfos eleitorais dos reformistas realinharam a política do Irã ao transformarem o público em fator indispensável para o futuro da nação. Os religiosos de linha-dura podem ter prendido os reformistas e fechado jornais, mas não podiam impedir a geração pós-revolucionária do Irã, que responde por 85% de sua população, de afirmar seus direitos e exigir uma voz nas deliberações do Estado.

A defesa de Khatami da sociedade civil e da imposição das leis levou os iranianos a acreditarem que eles têm direitos que não podem ser infringidos. Nas relações exteriores, as realizações de Khatami foram ainda mais fundamentais. Para Washington, o único fator importante parece ser a extensão do apoio do Irã ao Hezbollah. Indo além do paroquialismo americano, no entanto, vê-se que foi durante o mandato de Khatami que o Irã normalizou relações com a União Européia e a Arábia Saudita.

A política européia de "engajamento crítico" ficou ainda mais crítica depois da sentença de morte imposta a Salman Rushdie, em 1980, e a morte esporádica de dissidentes iranianos. Foi Khatami quem finalmente revogou a fatwa (decreto religioso) contra Rushdie e acabou com o assassinato de exilados iranianos na Europa. Embora hoje Teerã esteja engajada em negociações delicadas com Berlim, Londres e Paris sobre seu status nuclear, a natureza da relações melhoraram.