Título: Aprovação de Bush é só de 42%, diz pesquisa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/06/2005, Internacional, p. A24

O presidente americano, George W. Bush, está com um dos mais baixos níveis de popularidade desde que chegou à Casa Branca, segundo uma pesquisa divulgada ontem pelo jornal The New York Times e pela emissora de TV CBS. A sondagem mostrou que apenas 42% dos americanos aprovam a forma como Bush governa. O nível de aprovação mais baixo de Bush, 41%, foi registrado em maio de 2004, no auge das acusações de abuso de prisioneiros iraquianos em Abu Ghraib. Na última pesquisa NYT/CBS, de fevereiro, a aprovação de Bush era de 45%. O Congresso, controlado pelo Partido Republicano, de Bush, teve uma aprovação ainda menor que a do presidente: 33%.

The New York Times destacou que a popularidade de Bush está muito abaixo da de outros presidentes no primeiro semestre do segundo mandato. Bill Clinton tinha 60% na mesma fase de sua administração. Ronald Reagan tinha 59%.

Apenas 37% dos entrevistados disseram aprovar o modo como Bush administra a situação no Iraque, o que constitui uma forte queda em relação à pesquisa de fevereiro, que indicava uma aprovação de 45%. Para 50% dos consultados, Os EUA não deveriam ter invadido o Iraque.

Mesmo assim, 52% disseram aprovar as ações de Bush na luta contra o terror. Esse tópico é um de seus pontos fortes desde os ataques contra Nova York e Washington de 11 de setembro de 2001 - freqüentemente apontado pelos analistas como um dos fatores responsáveis por sua reeleição em novembro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15, com 1.111 pessoas de vários Estados do país, entrevistadas por telefone.