Título: PTB vive crise depois de ataques de Jefferson
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2005, País, p. A5

BRASÍLIA - Retirado ontem das diretorias dos Correios e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), o PTB decide hoje se coloca à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva seus cargos no primeiro escalão da administração federal. No início da manhã, o líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN), disse que todos os postos, inclusive o dele, seriam entregues ao chefe do Executivo.

No meio da tarde, o senador abrandou o discurso, afirmando que ''a tendência'' era colocar os cargos à disposição. A mudança de posição foi confirmada pelo ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo. Ele declarou que o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia (PTB), lhe telefonou para dizer que continuaria na pasta.

- Será mantido o apoio ao governo Lula mesmo que deixemos de ocupar os cargos na administração - disse Bezerra.

Em reunião na noite de segunda-feira, parlamentares atacaram o presidente do partido, Roberto Jefferson. Tiveram de recuar depois que Jefferson ameaçou divulgar denúncias contra eles, conforme relato de um parlamentar. Fernando Bezerra não quis comentar o teor da conversa na segunda-feira nem relatar o almoço entre Jefferson e Mares Guia ontem.

- Essa sigla é maldita. É por isso que o Getúlio (Vargas) meteu uma bala nos peitos - ilustrou um petebista.

O deputado Roberto Jefferson não é o único a causar constrangimentos ao Planalto. Em entrevista à revista Veja, Bezerra declarou que não conseguiu emplacar uma indicação para a Diretoria de Tecnologia dos Correios, pois o PT teria interesse em permanecer no cargo, pelo menos até a realização de uma licitação milionária.