Título: Presidente do PL quer saída de Palocci
Autor: Denise Madue¿o
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/06/2005, Nacional, p. A4

Citado no escândalo do mensalão, Costa Neto ataca titular da Fazenda BRASÍLIA - O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, citado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) em seu depoimento ao Conselho de Ética da Câmara como um dos recebedores do mensalão, acredita que o PL deverá ter seu espaço preservado na reforma ministerial. "Só tem um jeito desses dois ministérios (Defesa e Transportes) melhorarem de situação", disse, ironicamente. "Só retirando o ministro Antonio Palocci da Fazenda esses ministérios poderão funcionar direito." Apesar das acusações de Jefferson sobre o envolvimento direto do PL e do PP no esquema, os dois partidos não terão seu papel enfraquecido na reforma ministerial. Ao que tudo indica, o PL realmente deve manter José Alencar na Defesa e Alfredo Nascimento nos Transportes. Já o PP poderá até ganhar o Ministério do Trabalho.

Na fracassada tentativa anterior de Lula em fazer a reforma ministerial, estudou-se a hipótese de retirar Alencar da Defesa, repassando-a para o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebello. Agora, Costa Neto diz que não conversou com ninguém do governo a esse respeito. "Até agora, não fomos procurados. Queremos ajudar o governo no que for preciso para que ele funcione da melhor maneira. Se for o caso de remanejar ministérios, podemos conversar, porque o presidente é quem manda no assunto. Mas acho que nossas pastas não estão em discussão nessa reforma", explica.

O próprio PTB deverá ser preservado na reforma. Mesmo com o partido no centro da crise, Walfrido dos Mares Guia deve permanecer à frente do Ministério do Turismo. A direção do PTB decidiu entregar os cargos que possui no governo, mas considera a escolha de Mares Guia de responsabilidade de Lula.