Título: Costa Neto acusa ex-mulher de tentar extorsão
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2005, Nacional, p. A10

Deputado diz que publicitária pediu R$ 900 mil para 'pôr fim aos processos' contra ele

O líder do PL na Câmara, Valdemar Costa Neto (SP), acusou sua ex-mulher, a publicitária Maria Christina Mendes Caldeira, de tentativa de extorsão. Ela afirmou ter presenciado atividades ilícitas do deputado durante o tempo em que estiveram casados. A denúncia de Maria Christina foi antecipada pelo Estado no sábado. Costa Neto apresentou um e-mail, enviado pela advogada da publicitária que cuida do processo de divórcio, no qual sua ex-mulher pede R$ 900 mil para pôr fim aos processos judiciais. O PL entrou com um pedido para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faça auditorias nas contas do partido.

O e-mail propõe um acordo, mas Costa Neto - que também é presidente do PL - afirma que se trata de chantagem já que apenas ele está processando Maria Christina (sete processos). "Eu não faço acordos com ela. Ela terá de provar tudo que disse."

O deputado nega que a ex-mulher saiba qualquer coisa da sua atividade política. "Eu nunca conversei esses assuntos na frente dela. Ela nunca viu nada. O que quer são cinco minutos de fama", disse.

Maria Christina se separou de Costa Neto em junho de 2004. Na época, já havia acusado o ex-marido de usar dinheiro do partido em proveito próprio e agora voltou a dizer que a casa onde moravam foi mobiliada com dinheiro do PL, irregularmente.

Também afirma que o deputado e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, encontravam-se pelo menos três vezes por semana, a maioria das vezes na casa que Costa Neto dividia com Maria Christina.

O deputado disse ontem que Delúbio nunca foi à sua casa e que Maria Christina não tem nada o que contar. Confirmou que os móveis da residência, que é alugada em nome do PL para uso do presidente do partido, foram comprados com doações dos parlamentares e não das contas do fundo partidário.