Título: Do Rio, Bispo Rodrigues levou mensalão a Brasília
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2005, Nacional, p. A6

Jefferson acusa deputado de ter esquema de mesada na Assembléia fluminense

O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) acusou ontem o deputado Bispo Rodrigues (PL-RJ) de ter importado o esquema do mensalão da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro para a Câmara dos Deputados. "Vou discutir o que sei. Que o Valdemar (Costa Neto, presidente do PL), desde o início, e o Bispo Rodrigues implantaram o mensalão no PL. Essa prática do mensalão vem do Bispo Rodrigues desde a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro", disse. "Ele levou essa prática ao PL e acabou impregnando o Delúbio (Soares, tesoureiro do PT) com isso. E o Delúbio trazia o recurso para eles fazerem a divisão. Nisso eu vou bater porque eu sei que isso acontecia", completou Jefferson, ao chegar a São Paulo às 13h13 - duas vezes o número do PT. Bem-humorado, Jefferson também mirou sua artilharia para o presidente do PT, José Genoino, e o desafiou a apresentar o recibo da suposta doação de R$ 4 milhões ao PTB. "Ele não pode fugir disso", disse, destacando que, enquanto o petista não apresentar o recibo de R$ 4 milhões, ele não vai revelar o que fez com o dinheiro. Jefferson se comprometeu, assim que tiver em mãos o recibo, a retificar sua declaração de bens na Receita e na Justiça Eleitoral. O deputado, que desembarcou em São Paulo acompanhado do advogado e da assessora de imprensa - ele veio à capital paulista participar do programa Roda Viva, da TV Cultura --, disse que todos os acordos que fez com a cúpula petista tiveram a anuência do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. "Nada fechava no PT. A última palavra era sempre do Zé Dirceu. Eu sempre conversava com o Genoino e com o Delúbio, mas tinha de bater o martelo com o Zé Dirceu, sempre foi assim." Segundo ele, Dirceu "era uma espécie de presidente do PT" e Genoino, o vice. "Tudo que era fechado no PT tinha de ser homologado lá na Casa Civil." O petebista defendeu a saída de Genoino, de Delúbio e do secretário-geral, Silvio Pereira, do partido. "É melhor que eles saiam para salvar a imagem do PT e melhorar a imagem do governo", disse. "Minha luta não é com o PT. A minha luta é contra essa cúpula." Sobre o aceno do PT de continuar aliado ao PTB, foi taxativo: "A aliança já está rompida." "Vamos dar apoio à governabilidade do presidente Lula. O PT mente, mente, mente. Mente na prática, no discurso. Conseguiu rasgar a bandeira da ética que durante 25 anos empalmou. Não tem palavra. Não cumpre acordo." Ainda no Aeroporto de Congonhas, onde ao desembarcar distribuiu autógrafos, Jefferson declarou que se o presidente Lula confirmar a ministra Dilma Rousseff (Minas e Energia) na Casa Civil, em substituição a Dirceu, começa já a acertar. "Aí, ele faz um gol de rasgar a rede", comentou. Para ele, Lula "fez uma limpeza" tirando Dirceu. "A Dilma é muito melhor, sabe por quê? Ela tem qualidade moral. Se o presidente Lula optar por ela, na ante-sala dele não vai ter alguém que trate de negócios, de caixa 2", afirmou.

PRESIDENTE LULA A exemplo do que fez em seu depoimento na Comissão de Ética da Câmara, semana passada, Jefferson voltou a eximir de culpa o presidente Lula. "Ele é um homem de bem", ressaltou, acrescentando "não ter dúvidas" de que Lula "terminará bem o governo". Disse, porém, não saber se o presidente conseguirá a reeleição.

MÚSICA Após almoçar com o assessor e a advogada, Jefferson - que bebeu água e comeu fettuccine - brincou com os jornalistas e cantou trechos da música Ti Voglio Tanto Bene (te quero tanto bem), dos italianos Furnò e Di Curtis. Ao ser questionado se sabia que suas acusações teriam tanta repercussão junto à opinião pública - em suas poucas saídas tem sido festejado e cumprimentado por pessoas que elogiam sua coragem -, Jefferson respondeu: "Não sou herói, não. Não sou melhor do que ninguém. Só não sou pior." O petebista também confidenciou que 13 é para ele um número cabalístico. "Já assisti ao Fantasma da Ópera 13 vezes", disse, falando sobre seu musical favorito.

NOVAS PROVAS O petebista adiantou ontem que está recebendo provas dos contratos nas estatais e que elas atingem Silvio Pereira. Ele, porém, não deu detalhes. O deputado classificou de "gravíssimas" as acusações feitas pela ex-mulher de Costa Neto, Maria Christina Mendes Caldeira, publicadas sábado no Estado. Jefferson voltou a dizer que participou de "8 a 10" reuniões com Delúbio Soares. Os encontros, em geral, afirmou, ocorreram na sede do PT em Brasília. "E na minha casa, umas quatro vezes." Segundo ele, Delúbio e Genoino sempre estavam presentes e Pereira "participou umas três vezes".