Título: 'Se for verdade, nunca terei visto nada igual'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2005, Nacional, p. A16

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem, ao comentar as denúncias sobre o mensalão, feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que, sem querer se precipitar, acha que "o quebra-cabeças começa a fazer sentido". E completou: "Se for verdade, nunca terei visto coisa igual no Brasil". As afirmações foram feitas em entrevista à radio Jovem Pan, depois de um encontro com políticos tucanos na Assembléia Legislativa. Algumas das respostas do presidente: O senhor vai receber apelos para se candidatar a governador de São Paulo?

Duvido. Não estou pensando em candidatura de nada. O momento não é de candidaturas, é de preocupação. Precisamos passar a limpo o País, é preciso que as investigações cheguem a uma conclusão objetiva. A posição do PSDB tem sido clara. Enquanto isso, vamos observar. As coisas vão mudar muito no Brasil.

Qual é a sua avaliação dos desdobramentos dessa crise?

Acho que o Brasil hoje é um país maduro, tem instituições sólidas. Não está havendo abalo nenhum, e (o País) tem uma boa oportunidade para investigar a fundo o que é isso. As denúncias vêm de muitos lados. Eu não quero me precipitar, mas que o quebra-cabeça começa a fazer sentido, começa. As declarações iniciais do deputado Jefferson pareciam um pouco espalhafatosas, mas, agora, cada novo depoimento é mais uma pecinha do quebra-cabeça. Se for verdade isso, eu nunca terei visto coisa igual no Brasil.

E a conduta do sr. presidente?

Acho que, por enquanto, ele está encolhido. Eu gostaria de vê-lo mais ativo. O presidente nessa hora tem que dar o rumo, se não der o rumo, não tem rumo.