Título: Segmentação amplia as oportunidades
Autor: Marina Faleiros
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2005, Economia & Negócios, p. B18

MERCADO: A entrada para o mundo do marketing geralmente se dá por meio dos cursos de comunicação voltados à propaganda e marketing ou de administração com ênfase nesta área. "O primeiro forma os profissionais de comunicação, que trabalham nas diversas etapas do processo de comunicação social da empresa ou como gerentes de produto. Já o administrador pode também estar à frente de um produto, mas atuar em outras áreas como finanças ou RH, porque a sua formação é ampla", explica Marcos Amatucci, diretor nacional dos cursos de Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ele conta que na área de administração, as melhores posições vão para os egressos das melhores escolas. "Em São Paulo, em termos de administração, as escolas top de linha colocam cerca de 500 formandos por semestre no mercado. Destes, cerca de 20% vão para a área de Marketing", diz. Em termos de comunicação social voltada ao segmento, diz, cerca de 700 profissionais são formados por ano, metade dos quais segue para o marketing empresarial. O restante faz carreiras em outras empresas, como agências e produtoras.

Para ele, o profissional de marketing é fundamental para a sobrevivência da empresa. "Ele é imprescindível para as empresas não ficarem falando sozinhas, sem saber para quem oferecer suas capacidades técnicas e de produção ou entender as necessidades da sociedade que podem ser transformadas em negócios, empregos e crescimento econômico. Em suma, é o profissional que dá a liga entre a produção e o consumo", afirma.

A segmentação no marketing também é crescente. Já existem cursos específicos, por exemplo, para esportes, luxo e consumo. Conforme Amatucci, a natureza do marketing é entender o negócio e fazer adaptações de acordo com as exigências dos clientes. "Como também é da natureza do marketing ser criativo, ele então desenvolve soluções específicas para os mais diversos ramos", afirma.