Título: Mabel ofereceu mesada, diz Leréia
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2005, Nacional, p. A9

Deputado confirmou ao Conselho de Ética que ouviu relato de Marconi e Raquel

O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) confirmou ontem à noite, em depoimento de uma hora e 45 minutos, no Conselho de Ética da Câmara, que ouviu do governador de Goías, Marconi Perillo (PSDB), e da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), a informação de que ela recebeu uma oferta financeira do líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO), para trocar o PSDB pelo PL. "Não sei de valores. Só sei que ela recebeu uma oferta em dinheiro", declarou ele. Leréia disse que soube da proposta de Mabel entre fevereiro e março de 2004. Segundo ele, o deputado tucano Custódio Mattos (MG), também teria tomado conhecimento da oferta pela própria Raquel, secretária de Tecnologia de Goiás.

No depoimento, Leréia também relatou que Perillo contou o episódio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Durante um evento (ocorrido em 4 de maio de 2004), em Rio Verde (GO), no carro do presidente, na presença do motorista e do ajudante de ordens de Lula, ele falou sobre a proposta", afirmou.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) questionou a posição do presidente Lula, que portanto teria tomado conhecimento do esquema em 2004, e não em janeiro de 2005, como declarou o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

O deputado José Carlos Araújo (PL-BA) foi protagonista do momento mais tenso da sabatina de Leréia. Em tom de voz elevado, ele acusou Leréia de "ter prevaricado", e destacou que o deputado deveria ter comunicado o episódio à Corregedoria da Câmara. Leréia rebateu: "Estou tranqüilo porque não cometi prevaricação." Hoje, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara vai ouvir a secretária do governo de Goiás, Raquel Teixeira e Sandro Mabel. O primeiro depoimento está previsto para ter início às 14h30.