Título: 'Gostaria de governar o Estado de São Paulo'
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2005, Nacional, p. A8

O deputado José Dirceu (PT-SP) surpreendeu a todos ontem com uma revelação: quer ser governador de São Paulo. A confissão foi feita no discurso em plenário, ao responder ao líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP). Segundo o tucano, o discurso do ex-ministro parecia "um programa de governo ou um desejo de ser presidente da República". Dirceu corrigiu para afirmar que o fato de expor os feitos do governo não significa que deseja ocupar o Planalto e disse que quer ser governador de São Paulo, um cargo tão disputado pelos petistas. "Eu quis ser governador de São Paulo. E não consegui. Fui derrotado. Quem sabe, um dia, eu possa governar o Estado de São Paulo. Se o deputado Alberto Goldman quer saber um desejo meu estou dizendo: gostaria muito de governar o Estado de São Paulo", bradou, debaixo de gritos e aplausos dos militantes e deputados do PT que acompanhavam o discurso. "Quero debater aqui o governo de São Paulo", continuou. "O deputado Goldman vem aqui, fala do governo do presidente Lula e esquece os governos do PSDB em seis Estados do Brasil", prosseguiu, em meio aos tumultos.

Foi a senha lançada para enfatizar que a presença de Dirceu na Câmara poderá acirrar ainda mais a disputa política entre PSDB e PT, que incomoda até mesmo parlamentares petistas. O deputado Paulo Delgado (PT-MG), depois de ouvir o bate-boca entre Dirceu e Goldman, não se conteve. "O PT nacional não tem problema com o PSDB nacional. Há problema entre o PT de São Paulo e o PSDB de São Paulo", afirmou.

"O PT de São Paulo não pode nos impor a uma polarização eleitoral paulista. O PT é uma combinação de social-democracia de centro e de esquerda", disse Delgado. Depois de ouvir a retórica de Dirceu, o petista não disfarçava o constrangimento com a presença da claque que ocupou a tribuna para, juntamente com deputados de seu partido, tumultuar a sessão. O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) classificou o discurso de Dirceu de "panfletário", sem focar nas denúncias de corrupção contra o PT e o governo.