Título: Indústria de São Paulo cria 7.428 vagas em maio
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2005, Economia & Negócios, p. B4

A indústria paulista criou 7.428 novas vagas em maio deste ano, o que corresponde a praticamente metade dos postos abertos no mesmo mês do ano passado (14.569). Segundo o diretor do Departamento de Economia do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Boris Tabacof, maio de 2004 foi um mês de pico na criação de empregos, o que significa que a base de comparação é alta. Ele ressaltou, no entanto, que os números de maio confirmam a tendência de estagnação do crescimento do emprego. No mês passado, a variação foi de 0,38% ante abril. Em abril, a alta havia sido de 0,47% sobre março. E em março, de 0,45% ante fevereiro. Apesar da desaceleração, que o Ciesp atribui aos juros e ao câmbio, Tabacof não acredita que o nível de emprego fechará o ano com queda. "Até agora, o que se vê é uma alta acumulada em 12 meses de 5% no emprego", afirmou.

De acordo com a Pesquisa Sobre Nível de Emprego Regional do Ciesp, a destilação de álcool registrou o melhor desempenho entre os setores, com alta de 5% sobre abril, seguido por alimentos, com aumento de 3,48% no número de vagas criadas.

Segundo Marcelo Cereser, também diretor do Departamento de Economia do Ciesp, o impacto dos juros e do câmbio foi sentido com mais força nos setores têxtil e de calçados, que registraram as maiores quedas de emprego na pesquisa, com - 1,32% e - 0,37%, respectivamente.