Título: Petrobrás terá de explicar se houve prejuízo de R$ 2 bi
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2005, Nacional, p. A13

Senado decide convocar presidente e diretor da estatal para prestar esclarecimento

BRASÍLIA A Comissão de Infra-estrutura do Senado aprovou ontem convite ao presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra, e ao diretor de Gás e Energia da estatal, Ildo Sauer, para esclarecerem a notícia de que o líder do PT no Senado e presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (MS), teria causado prejuízo à empresa de R$ 2 bilhões quando ocupava a diretoria agora comandada por Sauer.

Segundo reportagem publicada pelo Estado na última sexta-feira, Delcídio Amaral negociou esses contratos com usinas termelétricas com as empresas Macaé Merchant e Eletrobolt. Na sessão de ontem, todos os partidos, inclusive o PT, apoiaram a participação de Dutra e de Sauer em audiência pública na Comissão de Infra-Estrutura cuja data ainda está definida.

Depois de ler a reportagem do Estado, Delcídio Amaral acusou Sauer de plantar a matéria para prejudicá-lo num momento crucial para o governo Luiz Inácio Lula da Silva por causa da CPI dos Correios. Da tribuna do Senado, o líder do PT chegou a fazer um apelo ao presidente Lula para que demitisse Ildo Sauer por entender que não poderia ser tolerado o fato de o governo trabalhar contra parlamentares petistas. Na oportunidade, negou ter causado prejuízo à estatal.

O convite feito a José Eduardo Dutra e a Ildo Sauer é de autoria do senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

Para Heráclito, o grande inimigo do PT é o próprio PT. A proposta conta com apoio de vários parlamentares, entre eles Delcídio, e os líderes do PSDB Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino (PFL-RN). Segundo ele, há maioria para aprovar os convites a Dutra e Sauer. Essa proposta seria votada ontem, mas faltou quórum para a realização da sessão da Comissão de Infra-estrutura.