Título: Sandro Mabel nega acusação
Autor: Ana Paula Scinocca Sheila D'Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2005, Nacional, p. A10

'Nunca ouvi falar em esquema de mensalão', diz deputado

O líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO), negou ontem ter feito oferta financeira para que a deputada Raquel Teixeira trocasse seu partido pelo PL. Ele também rechaçou as acusações do deputado Roberto Jefferson de que, juntamente com os deputados Pedro Henry, José Janene e Bispo Rodrigues (PL-RJ), era responsável pela distribuição do mensalão para parlamentares apoiarem o governo. "Nunca ouvi falar em esquema de mensalão no nosso partido. No PL, isso nunca existiu", afirmou. Ao depor no Conselho de Ética da Câmara, Mabel disse que ouviu as expressões "mesada" e "compra de votos", algumas vezes, mas durante as discussões para aprovação da emenda que garantiu a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique.

Segundo o deputado, o depoimento de Raquel foi uma forma de respaldar as afirmações do governador de Goiás, Marconi Perillo, já que ela é do núcleo político dele.

Mabel confirmou que conversou com a deputada Raquel Teixeira sobre a possibilidade de ela ingressar no PL, conforme antecipou o Estado no início de junho. No entanto, disse que não ofereceu dinheiro. Segundo Sandro Mabel, ele teria sido procurado pela deputada que estaria insatisfeita no PSDB e queria mais espaço em outra sigla. "Se ela viesse para o PL, viria para a base do governo", disse, ressaltando que, dessa forma, ela teria a vantagem de conseguir empenhar verbas do orçamento para emendas de interesse do Estado dela. Mas enfatizou que isso não foi uma oferta financeira.

Ao contrário da primeira vez em que conversou com o Estado, no início de junho, quando foi publicado que ele teria assediado Raquel Teixeira, Mabel se mostrou indignado com as acusações no plenário do Conselho e voltou a insistir que o esquema do mensalão é inviável financeiramente para qualquer partido. "Não sei onde vai existir um partido com 53 deputados que tenha R$ 1 milhão para oferecer a cada parlamentar", disse. O deputado disse que soube por um amigo que a conversa entre ele e Raquel havia chegado a Perillo. "Quando soube que o governador estava uma onça comigo, fui falar com ele. Foi quando soube que Raquel tinha dito sobre uma proposta financeira, que não aceito e não fiz", disse ele.