Título: Polícia prende um e expulsa 200 petistas da galeria
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2005, Nacional, p. A9

Manifestantes foram convocados pelo partido para apoiar o ex-ministro da Casa Civil em sua volta à Câmara

Na volta de José Dirceu ontem à Câmara, a Polícia Legislativa prendeu uma pessoa e expulsou mais de 200 militantes petistas da galeria, que foram convocados pelo partido para apoiar o ex-ministro da Casa Civil. A manifestação foi organizada pela direção do PT de Brasília e contou com representantes de sindicatos da cidade. Júlio César, que se apresentou como delegado civil do Distrito Federal, foi levado por quatro agentes da Polícia Legislativa até a sala do órgão, no Anexo 1, após se recusar a sair da galeria. Ele foi liberado meia hora depois de o tumulto começar.

O Departamento de Polícia Legislativa, órgão interno da Casa, deslocou no início da tarde 38 agentes para fazer a segurança do plenário e da galeria, o dobro do habitual. Quando o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), deu ordens para esvaziar a galeria, os agentes não encontraram resistências, à exceção da de Júlio César, que alegava não participar do grupo de "amigos" de José Dirceu. "Daqui ninguém me tira", gritou o suposto delegado. Os policiais civis de Brasília estão organizando movimentos para reivindicar reajuste salarial. "Estou aqui para defender um projeto." A prisão de Júlio César não chegou a ser registrada pelos agentes legislativos. "Não foi preciso fazer auto de prisão", disse Renato Câmara, chefe do Departamento de Polícia Legislativa.

Formavam o grupo de "amigos" de José Dirceu dirigentes do PT de Brasília, funcionários de gabinetes parlamentares e representantes dos sindicatos dos bancários, vigilantes e empregados em transportes e valores do Distrito Federal. Um dos organizadores da claque, o deputado distrital Chico Vigilante (PT), argumentou que a manifestação foi "espontânea". "Só é claque quando os manifestantes são pagos", disse.

"Todos que estiveram na galeria foram convidados e chegaram até lá pagando passagem de ônibus do próprio bolso." Chico Vigilante, amigo de José Dirceu, relatou que o ex-ministro gostou de ver a manifestação na galeria da Casa. "Isso me dá mais energia", teria dito José Dirceu ao chegar ao plenário.