Título: Na TV, o PT sai em defesa do governo
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2005, Nacional, p. A4

O distanciamento entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula do PT não impediu que o partido defendesse o governo nos comerciais de TV levados ao ar na noite de sábado. Em vários Estados, os diretórios petistas cederam seu tempo para divulgar um trecho do pronunciamento feito quinta-feira pelo presidente, em cadeia nacional de rádio e TV, no qual ele responde às recentes acusações de corrupção contra o governo. ¿Achamos importante defender o governo e destacar o combate à corrupção que ele vem promovendo¿, afirmou o presidente do PT, José Genoino. ¿Temos inteira identidade com o presidente Lula¿, completou, negando problemas de relacionamento com o Planalto. Genoino disse que Lula não pediu para o partido ser advogado do governo na TV. ¿Foi uma decisão autônoma e soberana do PT¿, insistiu, quando questionado pelo Estado.

O presidente do PT não quis comentar as novas denúncias que apareceram neste fim de semana. Uma delas informa que o publicitário Marcos Valério sacou R$ 20,6 milhões em dinheiro, entre julho de 2003 e maio de 2005. Valério é acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser o ¿homem da mala¿, que pagava mesada a deputados por ordem do tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

A outra acusação envolve o secretário-geral do PT, Silvio Pereira, em um esquema de tráfico de influência nos Correios. ¿Que falem as investigações¿, disse Genoino. ¿Essas denúncias estão virando um vendaval que não tem tamanho. E só quem vai dizer o que aconteceu são as sindicâncias.¿