Título: Ministros apressam volta ao País
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2005, Nacional, p. A6

Henrique Meirelles, do BC, e Humberto Costa, da Saúde, chegam da Suíça para aguardar decisões de Lula

BASILÉIA - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Saúde, Humberto Costa, que estavam na Suíça para importantes compromissos internacionais, decidiram interromper seus programas e antecipar a volta ao Brasil ¿ onde, a partir de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a definir mudanças no ministério e na estrutura da máquina governamental. O ministro da Saúde desembarcou na noite de ontem em Genebra para assumir a presidência do Conselho da Unaids, mas antecipará sua volta ao País para a noite de hoje. E Meirelles, que esteve na Basiléia desde sábado, embarcou ontem para Brasília e não participará hoje da Assembléia Geral do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Meirelles explicou que não ficará na Suíça porque já cumpriu seu dever de participar das principais reuniões com banqueiros internacionais neste fim de semana. Deixará um assessor para acompanhar o encontro, ainda que o BIS considere a reunião de hoje seu principal evento da semana.

Meirelles disse ter passado os últimos dois dias sem qualquer contato com o presidente Lula ou qualquer outro membro do governo. ¿Não falei com ninguém¿, garantiu o presidente do BC. Interessado em candidatar-se, no ano que vem, ao governo de Goiás, e à espera de uma decisão da justiça sobre a quebra de seu sigilo bancário, Meirelles tem tido seu nome incluído entre os possíveis atingidos pela mudança na cúpula do governo. O pedido de quebra de sigilo foi apresentado na sexta-feira pelo procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, ao Supremo Tribunal Federal. O ministro Marco Aurélio de Mello deve tomar uma decisão a respeito ao longo da semana.

PATENTES

O caso do ministro Humberto Costa é curioso: ele passará mais tempo dentro do avião, entre ida e volta, do que na Suíça. O problema é que o Brasil foi eleito para presidir do Conselho da Unaids, entidade das Nações Unidas que coordena o combate ao HIV e parte da ajuda internacional aos países onde a aids tornou-se endêmica.

Diante da política brasileira de pressionar as empresas farmacêuticas e do anúncio da quebra de patentes, a presença do representante de Brasília se tornou relevante para o encontro, que deve durar até quarta-feira. Diante dos seus problemas no ministério, Costa já estará no País na terça de manhã.

Segundo seus assessores, o presidente Lula autorizou a viagem do ministro a Genebra, apesar da crise, por entender que assumir o comando do principal órgão da ONU para a luta contra a Aids seria um papel que o País não poderia recusar, por ter sido eleito e por estar buscando apoios de outros países em sua batalha para quebrar patentes dos remédios de combate ao HIV.

O ministro já avisou que, antes de embarcar de volta, pretende dar uma entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros em Genebra, para explicar a posição brasileira na questão. O presidente Lula, ao que se sabe, não lhe fez qualquer recomendação sobre a volta.