Título: Irã não precisa dos EUA, diz líder
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2005, Internacional, p. A10

Na primeira entrevista coletiva, presidente eleito Ahmadinejad diz que programa nuclear do país continua

TEERÃ - O presidente eleito do Irã, o ultraconservador Mahmud Ahmadinejad, anunciou ontem que seu país não abandonará o programa nuclear, e minimizou a importância das relações com Washington. Destacou, no entanto, que "a paz e a moderação" guiarão as ações do governo. "Será um governo que rejeitará o extremismo, estará voltado para os 70 milhões de iranianos e baseado na paz e na convivência", disse Ahmadinejad nas primeiras declarações sobre seu futuro mandato, após a vitória na eleição de sexta-feira.

O candidato derrotado, o ex-presidente moderado Akbar Hashemi Rafsanjani, acusou a linha dura do regime islâmico iraniano de usar a máquina do Estado para eleger Ahmadinejad - político de linha populista e discurso fortemente antiamericano.

Ahmadinejad fez questão de ressaltar o caráter pacífico do programa atômico iraniano, que preocupa a União Européia e os EUA.

"Nossa energia nuclear é produto do próprio esforço dos iranianos", disse. "Continuaremos com o desenvolvimentos dessa tecnologia para utilizá-la na geração de eletricidade, objetivos médicos e agrícolas", destacou o vencedor das eleições de sexta-feira.

Ahmadinejad anunciou que seu país manterá as negociações com a UE para esclarecer a natureza do programa nuclear e tentar chegar a um acordo definitivo. "Mas este diálogo deve ser mútuo, e vamos defender os direitos do povo do Irã", afirmou.

Indagado sobre as relações que manterá com os EUA, o presidente eleito disse que o Irã busca desenvolver "relações justas e mútuas com todos os países e com todas as nações".

"O Irã segue o caminho do progresso e do desenvolvimento e não precisa realmente dos EUA", disse o novo presidente. "Mas todos os que buscarem a amizade com o Irã serão atendidos."

Ahmadinejad rejeitou "qualquer tipo de radicalismo ou exagero no governo do povo".