Título: Na Vasp, mais denúncias de tentativa de furto
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2005, Economia & Negócios, p. B16

Motoristas de dois caminhões, com placas de São Bernardo do Campo e do Guarujá, tentaram furtar equipamentos do terminal de cargas da Vasp, em Guarulhos, num domingo à noite, sob os olhos de seguranças da própria empresa. O incidente ocorreu no dia 10 de abril, um mês após a decretação da intervenção judicial, e foi registrado pelo sistema de ocorrências da Infraero. Os bens do Grupo Wagner Canhedo, proprietário da Vasp, estão indisponíveis. Como consta da ocorrência, os motoristas disseram que pretendiam retirar "motores" e levar para Congonhas. Como não tinham documentos autorizando a retirada, foram impedidos pela segurança do aeroporto.

A ocorrência consta dos autos do inquérito aberto na semana passada em São Bernardo do Campo. Segundo o delegado responsável, Marco Antonio Paula de Sousa, a tentativa de furto está diretamente relacionada à apreensão de equipamentos da Vasp numa concessionária de caminhões de São Bernardo, há uma semana.

O delegado afirma que tem provas mostrando o envolvimento de César Canhedo, filho de Wagner, e de um primo dele. "Quero obter mais provas para cercar totalmente o assunto", disse Sousa, que trabalha com a hipótese de pedir a prisão temporária dos envolvidos por formação de quadrilha. O delegado quer ouvir o ex-chefe de segurança da Vasp, Arnaldo Cortez, que teria, na sua avaliação, facilitado a saída do material. "Ele é um preposto do Canhedo", disse o delegado.

Cortez e outros dois seguranças foram afastados há duas semanas pela comissão de intervenção. "Houve falta de sintonia com os trabalhos da comissão", disse o assessor da intervenção, Pedro Morel. Cortez nega envolvimento. "Não sou preposto de ninguém. O delegado já me julgou? Cadê as provas?" Ele confirma a retirada de equipamentos, mas diz que tudo ocorreu antes da intervenção. "Você tem de procurar o seu Wagner e o César, tudo que saía de lá era com a anuência deles. Eu ia facilitar para quê, se estou sem salário?" A reportagem tentou localizar Wagner e César Canhedo, mas não conseguiu.