Título: Vectra, reestilizado por brasileiros, chega em outubro
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2005, Economia & Negócios, p. B13

Novo modelo é maior que o atual e tem design diferente da versão lançada pela GM da Europa

A General Motors começará a vender em outubro o novo Vectra, versão reestilizada do sedã médio lançado em 1993. As mudanças no design foram totalmente desenvolvidas por engenheiros da montadora no Brasil, o que o diferencia da terceira geração lançada na Europa há dois anos. A montadora optou por uma alternativa local, de custo inferior, em vez de reproduzir no País o Vectra europeu, que provavelmente não teria preço competitivo aqui. A nova versão é maior que a anterior, retirada de linha da fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista, sexta-feira. Será equipada com motores 2.0 e 2.4, ambos bicombustíveis. Será o primeiro carro com motor desse volume a adotar a tecnologia flexível. A montadora ainda não revela o preço do automóvel. As versões atuais custam entre R$ 55 mil e R$ 84 mil, dependendo dos equipamentos. A versão mais cara virá com transmissão automática.

No segmento de sedãs médios, os veículos fabricados no Brasil são o Toyota Corolla, o Honda Civic, o Fiat Marea e o Volkswagen Santana, embora a faixa de preço do modelo da Volks seja bem inferior aos concorrentes por se tratar de um modelo antigo.

Para o desenvolvimento do novo Vectra, a General Motors investiu R$ 500 milhões nas fábricas do ABC e de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, onde são produzidos os motores. A primeira geração do Vectra foi lançada no País em 1993 e renovada três anos depois. Foram vendidas 360 mil unidades do modelo.

No início do ano, em visita ao Brasil, o presidente mundial da GM, Richard Wagoner, afirmou que o novo Vectra poderá ser exportado para a América Latina, África e Oriente Médio.