Título: Milhares protestam em Israel contra saída de Gaza
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2005, Internacional, p. A15

Cerca de 40.000 israelenses fizeram um protesto ontem nas principais rodovias do país contra a retirada de Israel da Faixa de Gaza, prevista para ter início em meados de agosto. Usando roupas ou fitas em cor laranja - adotada como símbolo de oposição à remoção -, eles gritaram slogans contra o primeiro-ministro Ariel Sharon, idealizador da remoção de todas as colônias da Faixa de Gaza e quatro assentamentos no na Cisjordânia. A polícia interveio em poucas áreas porque os ativistas não bloquearam as estradas. Sharon, que já foi o herói dos colonos, agora é visto como traidor e vilão.

A manifestação foi organizada pelo conselho dos assentamentos da Faixa de Gaza e Cisjordânia, territórios ocupados por Israel em 1967. No sul da Faixa de Gaza, o Exército de Israel entrou em confronto no domingo com colonos, com saldo de 20 feridos, entre militares e manifestantes. Um soldado se recusou a remover os colonos e sofrerá punição disciplinar.

Ainda ontem, a Justiça de Israel considerou o ex-soldado Wahid Taysir, de 21 anos , culpado pela morte do pacifista britânico Tony Hurndall, de 22 anos, morto a tiros em 2003 quando ajudava crianças palestinas a se protegerem de confrontos em Rafah, na Faixa de Gaza.