Título: Enriquecimento de urânio é principal entrave
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2005, Internacional, p. A15

O IRÃ mantém um programa nuclear e constrói, com ajuda da Rússia, uma usina nuclear. O país diz que seu objetivo é produzir energia elétrica e nega ter planos de fabricar armas atômicas.

COMO PARTE DO PROGRAMA nuclear, o Irã desenvolve atividades para dominar o processo de enriquecimento de urânio, que servirá de combustível para a usina nuclear.

EUA E UE não aceitam que o Irã enriqueça urânio porque esse processo também pode ser usado na produção de armas nucleares.

NAS NEGOCIAÇÕES, os europeus propõem que o Irã importe o urânio enriquecido. Assim, poderia ter a energia nuclear e deixaria claro que não quer fabricar armas.

O GOVERNO IRANIANO alega que quer enriquecer urânio para ficar independente . Diz que o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), do qual é signatário, lhe dá o direito de enriquecer urânio, desde que sob inspeção internacional.

SE NÃO HOUVER ACORDO EUA e UE podem levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU, pelo fato de o país ter escondido por 18 anos suas atividades para enriquecer urânio.

O PONTO DA DISCÓRDIA NA QUESTÃO NUCLEAR