Título: Bush diz que não aceita Irã nuclear
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2005, Internacional, p. A15

Ao lado de Schroeder, presidente afirma que continuará apoiando esforço da UE para convencer Teerã a desistir de atividade suspeita

Ao receber ontem na Casa Branca o chanceler Gerhard Schroeder, da Alemanha, o presidente George W. Bush insistiu que os EUA não admitirão que o Irã possua armas atômicas. "Minha mensagem ao chanceler é que continuaremos trabalhando com a Grã-Bretanha, França e Alemanha para enviar um sinal decidido e único (ao Irã), dizendo que a produção de armas nucleares é inaceitável. Um processo capaz de permitir que o Irã desenvolva uma arma nuclear é inaceitável", declarou Bush numa entrevista na Casa Branca, após o encontro com Schroeder.

As potências européias tentam convencer o Irã a desistir do processo de enriquecimento de urânio em troca de incentivos econômicos e tecnológicos (ler ao lado). Em relação à vitória do ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad na eleição presidencial iraniana na sexta-feira, Bush disse que a votação não foi justa nem livre. "Nunca é livre e justa quando um grupo de pessoas, não eleitas, decide quem pode ser candidato", disse. Schroeder disse concordar com a mensagem de Bush ao Irã. "Continuaremos sendo firmes e severos sobre tudo isso", comentou. Os dois líderes também analisaram as aspirações alemãs a um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU. Bush afirmou não se opor a essa reivindicação.

Ontem o chefe da Política Externa e Segurança da UE, Javier Solana, descartou a possibilidade de qualquer mudança, no momento, na política da UE em relação ao Irã por causa da eleição de Ahmadinejad. Durante a campanha, Ahmadinejad se queixou do que considera excesso de concessões do Irã em relação à UE e EUA na questão nuclear, mas depois de eleito afirmou que o país manterá as conversações.

PLUTÔNIO

Relatos de que o Irã fez pesquisas secretas com plutônio (um possível componente de armas nucleares) serão tema de destaque nas conversações entre autoridades iranianas e enviados da Agência Internacional de Energia Atômica, que desembarcaram ontem em Teerã.