Título: Alckmin aconselha Lula a não impedir apuração
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2005, Nacional, p. A12

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou ontem "que é necessário aprofundar as investigações" das denúncias dos vários escândalos que o governo federal enfrenta. Segundo ele, o governo Lula enveredou pelo caminho equivocado "ao ocupar a administração federal com indicações políticas, pois isso leva fatalmente à ineficiência e à possibilidade do desvio de conduta".

Agora, "é preciso buscar a verdade e aplicar a punição", disse Alckmin. "Se isso ocorrer, as instituições vão se fortalecer. Será uma demonstração de maturidade da democracia brasileira."

O governador aconselhou o PT e o governo a não tentar impedir os vários inquéritos, até porque já se deu mal na primeira tentativa. "O que se deseja agora é que não haja operação abafa." Ele reiterou que seu partido, o PSDB, é de oposição: "Mas nossa oposição tem responsabilidade. Nós não vamos fazer como o PT, que fez o 'fora FHC'. Vamos agir com responsabilidade, com a serenidade que o momento exige." Ele não quis se pronunciar diretamente sobre a viabilidade da coalizão PT-PMDB, mas deixou claro que o arranjo sofrerá fatalmente por causa da falta da reforma política.