Título: ACM acha que Lula sabia do mensalão
Autor: Ana Paula Scinocca Denise Madueno
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2005, Nacional, p. A8

Jefferson, Marconi Perillo e Miro o informaram do esquema, diz senador

O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse ontem não ter dúvidas de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do mensalão, antes mesmo da denúncia do deputado Roberto Jefferson. Está convencido disso, explicou, porque além de Jefferson também o deputado Miro Teixeira (PT-RJ) e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO) falaram com o presidente sobre o pagamento aos parlamentares da base do governo. "Não é possível que ele tenha ouvido doente nessa hora", brincou o senador. Falando em São Paulo, onde se encontrou com dirigentes da Federação das Indústrias (Fiesp), ACM levantou a suspeita de que o presidente tenha sabido também de outras irregularidades já denunciadas pela mídia. 'Se os ministros são dele, as pessoas são dele, o loteamento é dele", observou, acrescentando que Lula faz agora "um mea culpa pelos erros cometidos, pedindo perdão a Deus".

Para o senador baiano, se (a crise) não atingir o presidente, melhor. "Mas não se reabilitará jamais o governo para ser um governo de credibilidade absoluta", argumentou.

O governo discute uma reforma ministerial, mas o necessário, diz ele, é "uma mudança de rumo moral", pois nunca, nem no governo Collor, surgiram "tantos casos tão graves de uma só vez, com agora." O senador considerou "uma coisa inusitada" o PMDB recusar o convite de Lula para ocupar novos ministérios. Ele lembrou que o partido vivia pedindo cargos. Se os recusar agora, "a situação entre PTe PMDB se agrava".