Título: Comissão antecipará depoimento de publicitário
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/06/2005, Nacional, p. A4

O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), confirmou ontem no Rio que será adiantado para a próxima semana o depoimento do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como o operador do mensalão. Ele disse que concluiu que a comissão precisa ouvir logo o publicitário depois de conversar com o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Para Delcídio, a CPI não precisa aguardar os dados bancários de Valério e de suas agências para ouvi-lo. Delcídio acertou com Serraglio plano para fazer com que a CPI funcione no mesmo ritmo em julho, no recesso parlamentar, e termine antes do prazo de seis meses. "Temos absoluta convicção de que não podemos viver de CPI até o ano que vem", advertiu o senador após palestra sobre seu projeto de criar a Agência Nacional de Aviação Civil, na Câmara Americana de Comércio.

O senador previu que esta será "semana muito dura" na CPI dos Correios, com sessões que podem durar 18 horas. Sobre estender as investigações às denúncias de mesadas a deputados, Delcídio afirmou que "os fatos vão determinar o andamento dos trabalhos" e que hoje ou amanhã deve ser aprovada a CPI do Mensalão.

ACÚMULO

A bancada do PT no Senado não aceitou a idéia de Delcídio de deixar a liderança do PT. "Nós não abrimos mão da liderança dele", disse Aloizio Mercadante (PT-SP). Para evitar sobrecarga, os vice-líderes do PT e senadores petistas vão atuar mais fortemente nas comissões permanentes e no plenário.