Título: Agências de Valério são donas de 10 fazendas
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2005, Nacional, p. A6

As terras somam 42 mil hectares e estão no interior da Bahia, em nome das agências SMPB e DNA; nem ex-secretária do publicitário sabia da existência das propriedades

As agências de publicidade SMPB Comunicação e DNA Propaganda - que têm como sócio o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de ser o principal operador do mensalão - aparecem no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) como proprietárias ou posseiras de dez grandes fazendas no interior da Bahia. Segundo o órgão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), as propriedades somam 42 mil hectares - o equivalente a 50 mil campos de futebol. Nem mesmo a testemunha-chave do mensalão, Fernanda Karina Ramos Somaggio, ex-secretária de Valério, sabia da existência das propriedades. "Não conheço e nunca ouvi falar de nenhuma fazenda", disse ela, que ontem depôs no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. Em entrevista à Veja, o publicitário justificou saques de R$ 21 milhões de contas das agências no Banco Rural com a alegação de que possui fazendas e o dinheiro era usado para comprar gado e cavalos.

Segundo as informações fornecidas pelas agências ao Incra, nove fazendas ficam em São Desidério, a 684 quilômetros de Salvador, e uma em Riachão das Neves, a cerca de 900 quilômetros da capital baiana - ambas próximas da fronteira da Bahia com Goiás.

O Estado obteve as informações no cadastro do SNCR, com base nos números do CNPJ das agências, que constam na Junta Comercial de Minas. As consultas feitas com os cadastros de pessoa física (CPF) de Marcos Valério e de sua esposa, Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza, não revelaram nenhuma propriedade rural.

Por meio de suas assessorias, as empresas confirmaram a existência dos imóveis. A SMPB ressaltou, porém, que as duas propriedades registradas em seu nome não são as fazendas citadas por Marcos Valério à revista Veja.

PECUÁRIA

Das oito fazendas que a DNA declarou como proprietária ou posseira individual, sete ficam em São Desidério: Barra I, Barra II, Barra III, Bom Jesus I, Bom Jesus II, Alvorada e Alvorada I . Segundo o cadastro do Incra, a DNA é proprietária também da Fazenda Barra, em Riachão das Neves. A SMPB aparece como proprietária ou posseira das Fazendas Cristais I e Cristais V, em São Desidério.

Na consulta, em seis imóveis - Barra, Barra I, Barra II, Barra III, Bom Jesus I e Bom Jesus II - a destinação informada é a pecuária. Duas - Alvorada I e Alvorada II - teriam como atividade a produção de grãos.

A SMPB não informou ao Incra a destinação das suas propriedades rurais.

O endereço para correspondência veiculado no cadastro pela SMPB é o mesmo da sede da empresa, em Belo Horizonte. Já o endereço registrado pela DNA não existe em Belo Horizonte, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). O CEP também não corresponde.

Uma pesquisa detalhada revela que alguns desses imóveis possuem a mesma matrícula e data de registro no Cartório de Imóveis de Barreiras, cidade vizinha a São Desidério. É o caso da Barra I, Barra II e Barra III - matrícula R1 2077, registradas no dia 1/7/1978.