Título: Contratos de licitações dos Correios analisados pela CGU passam de R$ 1 bi
Autor: João Domingos Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2005, Nacional, p. A10

O ministro Waldir Pires, da Controladoria-Geral da União, informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que encaminhou no fim da tarde de ontem um ofício ao presidente da CPI dos Correios, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), com a relação de 63 contratos e processos de licitação que estão sendo analisados pelos auditores do órgão. Os contratos representam um valor global de R$ 1,1 bilhão. No ofício, Pires rebateu críticas de Delcídio de que a CGU estava demorando para enviar a papelada. O ministro argumentou que não recebeu antes pedido para encaminhar os documentos.

Hoje, a CGU deverá entregar aos deputados e senadores da CPI dos Correios cópias dos contratos que constam na relação. Os documentos que serão entregues à CPI foram selecionados na primeira amostragem dos trabalhos dos auditores da CGU. A seleção levou em conta os critérios volume de recursos e citações em denúncias na imprensa. Na próxima semana, o órgão pretende disponibilizar aos deputados e senadores da CPI relatórios parciais da auditoria especial instalada para analisar contratos dos Correios. Atualmente, 28 auditores da CGU trabalham na análise dos contratos e licitações da empresa.

RECLAMAÇÃO

O presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral, queixou-se ontem publicamente da demora da CGU na liberação de documentos da estatal pedidos pela comissão.

"Reclamei com o ministro Waldir Pires da demora no encaminhamento dos contratos dos Correios", disse Delcídio. "É importante que a papelada seja enviada para a CPI, porque temos de examiná-la."

Delcídio disse ainda que requisitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) dois técnicos especializados em licitações. Eles vão se juntar aos assessores da CPI para estudar possíveis irregularidades existentes nos contratos assinados pelos Correios nos últimos anos.

Os contratos dos Correios requeridos pela CGU desapareceram dos arquivos da estatal na internet, de acordo com denúncia feita ontem pelo líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ). "Tentei levantá-los, mas não consegui. Acho que limparam os arquivos da internet", disse Mais.