Título: Senado instala hoje a CPI dos Bingos
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2005, Nacional, p. A10

Acordo, no entanto, prevê que comissão só comece a funcionar em agosto

Depois de um acordo entre PSDB e PFL, ficou definido que a CPI dos Bingos será instalada hoje no Senado, com a convocação da primeira reunião da comissão para eleição do parlamentar que presidirá os trabalhos de investigação. Apesar dessa instalação, o acordo prevê que essa CPI funcione para valer apenas em agosto. A CPI dos Bingos é considerada explosiva para o governo, porque poderá investigar diretamente o ex-assessor parlamentar da Casa Civil, Waldomiro Diniz. A primeira sessão será presidida pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), por ele ser o parlamentar mais velho entre os membros da CPI.

Para o governo, a instalação dessa CPI não passa de um "factóide" da oposição porque PSDB e PFL não terão fôlego para atuar em duas frentes, a CPI dos Correios e a dos Bingos.

A instalação da CPI dos Bingos pode deflagrar um duelo de CPIs entre governo e oposição, já que há outras comissões para serem abertas no Congresso. No Senado, a comissão parlamentar de inquérito das privatizações, destinada a apurar supostas irregularidades na venda de estatais, está para ser instalada. Numa sessão do Congresso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve ler hoje o requerimento de criação da CPI mista do mensalão, primeiro passo para a abertura de seus trabalhos.

Para instalação da CPI dos Bingos, o PFL teve de convencer o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), de que a oposição não podia recuar da decisão de abrir a investigação a respeito da denúncia de envolvimento do ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz com negociações ilegais com as casas de jogos. Para Virgílio, seria difícil conciliar os trabalhos da CPI dos Correios com a dos Bingos.