Título: Bento XVI apresenta obra sobre catecismo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2005, Vida&, p. A27

Publicação reúne os conteúdos fundamentais da fé e da moral católicas

O papa Bento XVI apresentou ontem no Vaticano o Compêndio de Catecismo da Igreja Católica, que contém os conteúdos fundamentais da fé e da moral católicas. São 205 páginas divididas em quatro partes, com 598 perguntas e respostas. A publicação condena as uniões homossexuais, o aborto e a eutanásia. O compêndio também considera imoral a fecundação artificial e lembra que os católicos divorciados e casados pela segunda vez não podem comungar. Além disso, rejeita o culto ao corpo, o uso de drogas e o abuso do álcool e do cigarro.

O papa disse que a elaboração do compêndio foi pedida a ele por João Paulo II em março de 2003, quando ainda era o cardeal Joseph Ratzinger.

BEATIFICAÇÃO

O cardeal vigário de Roma, Camillo Ruini, abriu oficialmente ontem o processo de beatificação do papa João Paulo II, morto em 2 de abril, em uma cerimônia na Basílica de São João de Latrão. Para Ruini, é "unânime e universal o convencimento da santidade" de Karol Wojtyla. A causa foi aberta três meses após a morte. Não foi esperado o período de cinco anos, conforme estabelece o Direito Canônico.

Ruini disse estar convencido de que o processo será rápido, levando em conta os cerca de cem testemunhos que chegam diariamente sobre graças conseguidas pela intercessão de João Paulo II, principalmente da América Latina. Em breve será realizada a primeira audiência, a portas fechadas.