Título: Reagan é o mais admirado dos americanos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2005, Internacional, p. A26

Presidente morto no ano passado deixa para trás pesos pesados como Abraham Lincoln e George Washington

O presidente americano Ronald Reagan, morto no ano passado, é a personalidade mais admirada pelo público dos EUA, de acordo com uma enquete por telefone e pela internet organizada pela emissora Discovery Channel e pelo portal AOL da qual participaram 2,4 milhões de pessoas. Em seus dois mandatos, de 1981 a 1989, Reagan liderou os EUA numa era de crescimento econômico sem precedentes e resgatou o orgulho do país abalado desde a derrota no Vietnã. Em segundo lugar ficou o também presidente Abraham Lincoln, o homem que aboliu a escravidão nos EUA e dirigiu o país durante a guerra civil. O site da AOL não tinha informado ontem os números da votação, mas ressaltou que Reagan chegou "por um nariz" à frente de Lincoln.

George W. Bush e seu antecessor, Bill Clinton, também constam da lista, respectivamente em 6º e 7º lugares, mas a relação dos 20 americanos mais admirados inclui ainda personalidades artísticas como Elvis Presley (8º colocado), Oprah Winfrey (9º), Walt Disney (13º) e Bob Hope (17º).

O fundador da Microsoft, Bill Gates, aparece na 18ª colocação. A lista dos top 20 se encerra com Lance Armstrong, o ciclista texano que venceu seis vezes consecutivas a Volta da França, de 1999 a 2004, depois de recuperar-se de um câncer nos testículos.