Título: Varig negocia dívida com Aerus
Autor: Isabel Sobral, Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2005, Economia & Negócio, p. B15

O conselho de administração da Varig quer alongar o pagamento de uma dívida de R$ 1,058 bilhão que tem com o fundo de pensão dos seus funcionários, o Aerus. Dessa forma, ganharia um fôlego a mais para chegar a um entendimento com os demais credores pela nova legislação de falências. O débito com o fundo está atualmente dividido em 212 parcelas, segundo um acerto fechado em abril de 2004 com a entidade. A companhia, porém, está inadimplente desde maio deste ano. Ontem, o vice-presidente do conselho de administração, Omar Carneiro da Cunha, e o presidente do Aerus, Odilon Junqueira, estiveram com o secretário de Previdência Complementar (SPC), Adacir Reis, para conversar sobre um possível alongamento do prazo. O comando da Varig não informou os detalhes da conversa e nem confirmou o pedido. Mas disse, por meio de sua assessoria, que foi apresentado ao secretário o plano de reestruturação das dívidas que está sendo elaborado e que precisará ainda ser aprovado judicialmente.

INVESTIDORES

O plano de recuperação judicial da Varig já conta com o interesse de cinco potenciais investidores, segundo Cunha. Destes, dois já haviam iniciado conversações antes de a companhia se enquadrar na Nova Lei de Falências. Os três restantes seriam grupos novos. O executivo revela, ainda, que dois "advisors" serão contratados até a semana que vem.

Cunha só mencionou a portuguesa TAP, única proposta analisada desde que David Zylbersztajn assumiu o conselho, no dia 7 de maio, embora outras 10 alternativas tivessem sido apresentadas. A identidade dos demais pretendentes não foi revelada. Esta semana, Zylbersztajn estará nos EUA para conversar com possíveis investidores.

"Estamos discutindo algumas propostas com empresas e dando informações sobre a lei brasileira. Continuaremos conversando com os interessados", diz Cunha. Segundo ele, até o fim da semana a Varig vai divulgar o nome de uma consultoria para coordenar seu processo de reestruturação. Um banco também será contratado para tocar a parte financeira do projeto, mas o nome só será revelado na próxima semana.

O segundo interessado que já apresentou proposta pela Varig pode ser o empresário German Efromovich. Ele já comunicou à presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, o interesse em reapresentar seu plano caso haja aval dos trabalhadores.