Título: Tratoraço pode reunir 20 mil produtores
Autor: Bruno Paes Manso
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2005, Economia & Negócio, p. B8

Protesto dos agricultores não pôde ser feito porque 700 tratores não chegaram a tempo; mas houve manifestações

Os organizadores do tratoraço, movimento de produtores rurais organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), pretendem reunir hoje cerca de 20 mil produtores rurais e 2 mil tratores na Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes querem partir às 11 h em direção ao Palácio do Planalto, onde lideranças do movimento serão recebidas pelo presidente Lula. "Queremos dar ao presidente o boné do movimento", disse o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso, Homero Pereira, principal articulador do tratoraço. "Mas vamos oferecer somente se nossas reivindicações forem atendidas".

Ontem, a movimentação foi intensa nos arredores da Esplanada dos Ministérios, onde cerca de 5 mil manifestantes estão acampados. A idéia da organização era realizar o tratoraço já na tarde de ontem, mas faltavam chegar cerca de 700 tratores que estavam estacionados na Granja do Torto, a 10 quilômetros da Esplanada.

Com a mudança nos planos, os manifestantes foram protestar em frente ao Congresso. Cerca de 10 tratores lideraram a marcha de 4 mil pessoas ligadas a 18 federações estaduais. Os manifestantes estenderam suas faixas diante do Congresso e alguns tentaram atravessar o espelho d'água, mas foram proibidos pelos policiais.

Faixas bem-humoradas, mas ácidas, deram o tom dos protestos. "Uma nova praga ataca a agricultura: Lula", dizia uma delas. "O Lula é meu pastor e por isso estou pastando", afirmava outra. As denúncias de corrupção contra o governo e o "mensalão" também foram temas recorrentes. "Para que plantar se o governo só quer roubar?", escreveu um manifestante.

Em frente ao Congresso, homens de terno que entravam ou saíam do prédio tinham de escutar o coro "mensalão, mensalão". Os produtores rurais também gritaram "Fora, Palocci" e "Fora, Lula".

Entre os integrantes do primeiro escalão, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, foi o alvo principal. Para chamar a atenção do ministro, depois protestarem diante do Congresso os manifestantes rumaram para o prédio do Ministério da Fazenda, onde ficaram cerca de 40 minutos.

No carro de som, Homero Pereira disse aos produtores rurais que ontem havia se encontrado três vezes com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e que este vem demonstrando boa vontade, mas as demandas empacam na Fazenda. "Você pode estar dando risada aí dentro de seu gabinete", disse do carro de som um manifestante de Bagé (RS), dirigindo-se a Palocci. "Mas não tem coragem de descer e conversar com a gente". Ele foi aplaudido.